Sem comentários

O sonho americano agora passa por comprar casa em Portugal

Investidores norte-americanos estão de olho no país e a pandemia reforçou o interesse no imobiliário nacional.

Portugal continua a dar cartas no paranoma internacional, e há cada vez mais investidores dos EUA de olhos postos no imobiliário nacional. Dados recentes do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) confirmam, por exemplo, que os norte-americanos passaram a liderar o ranking do investimento captado por via dos vistos gold no país, ultrapassando chineses e brasileiros. O interesse não é de agora, mas tornou-se mais evidente na pandemia, período durante o qual Portugal “provou mais uma vez ser um país que oferece condições extraordinárias para as pessoas viverem”, revela a Head of Residental da JLL, Patrícia Barão, em entrevista ao idealista/news.

Chegam atraídos por condições geográficas e climáticas únicas, pela gastronomia, hospitalidade, e pelo custo de vida que Portugal oferece. O investimento em imobiliário que vem do outro lado do Atlântico começou a ganhar força ainda antes da pandemia. Em 2018, o Washington Post incentivava os norte-americanos a investirem na compra de uma casa em Portugal, nomeadamente em Cascais, indicando a cidade como atrativa e barata para viver confortavelmente, isto é, com uma boa relação qualidade/preço, ou melhor, qualidade de vida/custo de vida.

Os anos passaram, e a atratividade não só mantém-se, como está a crescer. Numa entrevista ao idealista/news, à margem do Salão Imobiliário de Portugal (SIL) de 2022, Patrícia Barão dá nota de que o mercado internacional, com novas nacionalidades, “continua a olhar para Portugal como uma grande oportunidade”, e que “isso acontece agora com o mercado norte-americano, que tem sido um mercado que tem estado muito dinâmico”.

Segundo a especialista em imobiliário residencial, Portugal oferece uma coisa que para os internacionais “é muito importante”: o custo de vida que, para eles, “é muito interessante”. “Depois, os norte-americanos procuram muito o sistema de saúde em Portugal, acham o nosso sistema de saúde incrível. Nós trabalhamos bastante com este público e é incrível ouvi-los a falar disso. Aquilo que para nós, muitas vezes, está associado a algo com tantos defeitos, eles chegam e acham extraordinário”, aponta.

 

Pode ver a notícia na íntegra no website do Idealista.