Há várias autarquias que decidiram descer a taxa de IMI em 2022, como Braga, Loures e Setúbal. A maioria vai manter este imposto.
Um novo ano está à espreita e importa saber como é que o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) vai mexer com a carteira dos portugueses. Já se sabe que a maioria dos municípios decidiu manter a taxa de IMI em 2022. E há ainda muitas autarquias que vão mesmo descer este imposto. Descobre quais.
Anualmente os municípios fixam as taxas do IMI a cobrar no ano seguinte e comunicam-nas à Autoridade Tributária e Aduaneira (AT). Claro que a definição destas taxas é feita dentro de limites bem definidos: nos prédios urbanos a taxa varia entre 0,3% e 0,45% e nos prédios rústicos é de 0,8%, de acordo com a informação disponibilizada pelo Portal das Finanças.
Para calcular o IMI a pagar por cada família basta multiplicar a taxa fixada em cada município pelo Valor Patrimonial Tributável (VPT) do imóvel. E como é que se pode fazer baixar o imposto a pagar? Há duas formas: ou pede-se uma reavaliação da casa até dia 31 de dezembro, ou espera-se que o município baixe a taxa de IMI a aplicar. Note-se que o valor médio de construção por metro quadrado (m2) – essencial para calcular o VPT – vai subir para 512 euros já em 2022 e será aplicado a casas recém-construídas ou reabilitadas, tal como explica o idealista/news.
Taxas de IMI 2022 por município – vão baixar ou manter-se?
Já são conhecidas as taxas de IMI a aplicar em 2022 em alguns municípios. Nos 24 concelhos com mais de 100 mil habitantes, sabe-se que as taxas vão manter-se em 16 e baixar em apenas sete, segundo o ECO. Há um autarquia que ainda não divulgou a sua decisão: Coimbra.
Embora as tabelas oficiais ainda não tenham sido publicadas no Portal das Finanças, já vieram a público as intenções de vários munícipes dos 308 concelhos do país sobre esta matéria, revela a mesma publicação.
Consulta as tabelas para saber onde as taxas de IMI vão descer e manter-se em 2022:
Autor: Redação, Idealista